CINCO DICAS PARA NÃO CAIR NO GOLPE DAS BOMBAS DE GASOLINA
- barinella
- 24 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

Usualmente vemos notícias de fraude em bombas de combustíveis circulando pela mídia. As famosas “bombas baixas” é uma técnica em que o responsável pelo posto de combustível utiliza de algum tipo de tecnologia para fraudar a quantidade de gasolina que o consumidor recebe. Para evitar cair nessa fraude, listamos cinco dicas que podem ajudar o consumidor:
1 – Tente abastecer sempre no mesmo posto de combustível
Segundo o programa “De olho na bomba” da Secretaria de Fazenda de São Paulo, faça os testes em um posto e, se tudo der certo, programe-se para abastecer sempre nele.
2 – Mantenha-se próximo do carro ao abastecer
Normalmente, enquanto o carro é abastecido o proprietário se afasta para buscar algo nas lojas de conveniência ou até mesmo para pagar com cartões de crédito. Essa atitude dá margem para que o frentista interrompa o abastecimento antes do valor solicitado.
3 – Não tenha medo de pedir o teste de medição
Todos os postos de combustíveis são obrigados a apresentar esse teste caso o consumidor queira. O teste é feito num balde de 20 litros com demarcações. O proprietário do veículo acompanha se a quantidade de líquido despejada no recipiente é a mesma mostrada na bomba.
4 – Verifique se as bombas do posto têm o selo do Inmetro
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é o responsável por verificar e atestar a qualidade das bombas de combustíveis. O selo de qualidade dever estar em local visível e não pode ter sido rasgado ou estar descolando.
5 – Caso desconfie, denuncie.
Se você achar que saiu lesado, ligue para a ANP (Agência Nacional do Petróleo), o telefone é 0800 970 0267. Não se esqueça de pedir nota fiscal do combustível e, além disso, anote a razão social e o CNPJ do estabelecimento. Lembrando que essas informações devem estar em um local visível para os clientes. A ligação é gratuita, pode ser feita de telefones fixos ou celulares e o consumidor não precisa se identificar.
Fonte: http://www.compuletra.com.br/transportes/cinco-dicas-para-nao-cair-no-golpe-das-bombas-de-gasolina/


























Comentários